Pular para o conteúdo principal

Aposentadorias e pensões

APOSENTADORIA COMPULSÓRIA

É assegurado aos homens e mulheres que completarem setenta e cinco anos de idade, sendo obrigatória a saída do serviço público.

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E IDADE

Como regra permanente, será concedida desde que preencha, cumulativamente, os requisitos de: – sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; – dez anos de efetivo exercício no serviço público; – cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.

Como regra de transição, ou seja, aos que ingressaram no serviço público até 16/12/1998, será concedida desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos: – cinquenta e cinco anos de idade, trinta e cinco anos de contribuição + acréscimo (pedágio) de 20% calculado sobre o tempo que faltava em 16/12/1998 e cinco anos no cargo efetivo, se homem; – quarenta e oito anos de idade, trinta anos de contribuição + acréscimo (pedágio) de 20% calculado sobre o tempo que faltava em 16/12/1998 e cinco anos no cargo efetivo, se mulher.

– Ou sessenta anos de idade (com diminuição de 1 ano na idade para cada ano a mais de contribuição), trinta e cinco anos de contribuição, vinte e cinco anos de serviço público, quinze anos de carreira e cinco anos de cargo efetivo, se homem; e cinquenta e cinco anos de idade (com diminuição de 1 ano na idade para cada ano a mais de contribuição), trinta anos de contribuição, vinte e cinco anos de serviço público, quinze anos na carreira e cinco anos no cargo efetivo, se mulher.

Como regra de transição, ou seja, aos que ingressaram no serviço público até 31/12/2003, será concedida desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos: – sessenta anos de idade, trinta e cinco anos de contribuição, vinte anos de serviço público, dez anos de carreira e cinco anos no cargo efetivo, se homem; – cinquenta e cinco anos de idade, trinta anos de contribuição, vinte anos de serviço público, dez anos de carreira e cinco anos no cargo efetivo, se mulher.

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - ESPECIAL DO MAGISTÉRIO

Pela Regra Permanente será concedida desde que preencha as condições exigidas, cumulativamente: ter cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se homem; ter cinquenta anos de idade e vinte e cinco de contribuição, se mulher; estarem a dez anos no serviço público e cinco anos no cargo efetivo; e, ainda, estar efetivamente em exercício nas funções do magistério.

Pela Regra de Transição, ou seja, que ingressaram no serviço público até 16/12/1998, será concedida desde que preencha as condições exigidas, cumulativamente: ter cinquenta e três anos de idade, trinta de contribuição com um acréscimo (bônus) de 17% sobre o tempo que tinha em 16/12/1998, sobre este resultado é que calcula-se o pedágio, se homem; ter quarenta e oito anos de idade, vinte e cinco de contribuição com um acréscimo (bônus) de 17% sobre o tempo que tinha em 16/12/1998, sobre este resultado é que calcula-se o pedágio, se mulher; estarem cinco anos no cargo efetivo; e, ainda, estar efetivamente em exercício nas funções do magistério.

Pela Regra de Transição, ou seja, que ingressaram no serviço público até 31/12/2003 será concedida desde que preencha as condições exigidas, cumulativamente: ter cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se homem; ter cinquenta anos de idade e vinte e cinco de contribuição, se mulher; estarem a vinte anos no serviço público; dez anos na carreira e cinco anos no cargo efetivo; e, ainda, estar efetivamente em exercício nas funções do magistério.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ PERMANENTE

É o benefício destinado ao servidor que, estando em licença para tratamento de saúde e, sem condições de ser readaptado, sendo considerado totalmente incapaz para o exercício de seu cargo ou outro e de atribuições e atividades compatíveis com suas limitações. Sendo submetido a perícia médica do RPPS anualmente, podendo retornar ao trabalho, se cessar a invalidez. A partir de laudo da junta médica que, apontando como doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei, o servidor receberá proventos integrais, do contrário, os proventos serão proporcionais a última remuneração anterior ao afastamento.

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR IDADE

É assegurado o direito de opção pela Aposentadoria por Idade os servidores que: tiverem sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com dez anos de contribuição e cinco anos de cargo efetivo.

PENSÃO

É o benefício destinado aos dependentes do segurado em caso de seu falecimento ou da sua morte presumida judicialmente.

Têm como critérios: o servidor ter vertido dezoito contribuições mensais e o casamento ou união estável ser superior a dois anos. Não cumprindo esses primeiros critérios, o cônjuge somente receberá por quatro meses, e cessará a pensão.

No caso de cumprimento desses primeiros critérios, a vigência desta pensão depende da idade do cônjuge na data da morte do servidor seguindo a tabela abaixo:

Tempo de vigência do Benefício

Idade do Cônjuge

Três anos

Menor de vinte e um anos de idade

Seis anos

Entre vinte e um e vinte e seis anos de idade

Dez anos

Entre vinte e sete e vinte e nove anos de idade

Quinze anos

Entre trinta e quarenta anos

Vinte anos

Entre quarenta e um e quarenta e três anos

Vitalícia

Com quarenta e quatro anos ou mais

No caso de incapacidade, deverá ser analisado por perícia médica.

Aos filhos ou equivalentes, o benefício será pago até os 21 anos incompletos.

DEPENDENTES

Os dependentes, para fins de benefício do RPPS, estão definidos em 2 classes:

– Cônjuge, companheiro (a), filhos (as) ou equiparados não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos ou incapazes, solteiros e sem renda;

– Quando inexistentes os dependentes enumerados anteriormente, o segurado poderá inscrever como seu dependente, mediante devida comprovação de dependência econômica:

a) os pais;

b) os irmãos (desde que menores de 21 anos e não emancipados, inválidos ou incapazes, e solteiros);

c) o menor que, por determinação judicial, esteja sob tutela ou guarda do segurado.

d) o maior inválido que, por determinação judicial, esteja sob curatela do segurado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Censo previdenciário 2022 será feito junto aos aposentados e pensionistas do RPPS

  O RPPS de Palmeira realizará, entre os dias 03/01/2022 a 28/02/2022, o censo previdenciário dos aposentados e pensionistas desta Autarquia. Tal procedimento, conforme Decretos nº 14.914 de 17/12/2021 e 14.976 de 28/12/2021, visa a atualizar os dados e informações dos segurados, de modo a garantir uma maior confiabilidade e precisão para fins de cálculos atuariais e outros estudos técnicos. Tal censo é obrigatório a todos os segurados, e será realizado de forma presencial, durante o horário de expediente, das 08h ao meio-dia, e das 13h às 17h. Para tanto, é necessário preencher o formulário com as informações solicitadas e entrega-lo na sede própria do RPPS, situado à rua Juvenal Marcondes Zanardini, nº 02, Centro, CEP 84130-000. Abaixo, segue um seção de perguntas e respostas mais frequentes. Caso surjam mais dúvidas, o e-mail para contato é rpps_palmeira@yahoo.com.br e o telefone (que também possui conta no WhatsApp) é (42) 32526798. Perguntas e respostas 1) Como posso obter o formu

Site oficial do RPPS está novamente no ar; o presente blog em breve será desativado

O site oficial do Regime Próprio de Previdência Social de Palmeira/PR está de novamente no ar. Em rppspalmeira.com.br , você poderá consultar informações sobre como os recursos são gastos, quais as novidades e os serviços prestados pela Autarquia bem como entrar em contato diretamente com os servidores do quadro próprio. Na primeira guia, é possível acessar o Portal da Transparência, o serviço de HoleritesWeb, informações sobre as regras de aposentadorias e pensões, concursos, documentação sobre como estão investidos os recursos, entre outras. O presente blog (https://rppspalmeira.blogspot.com) será em breve desativado. Para maiores informações, os contatos estão no rodapé da página inicial.

RPPS torna público Edital de Abertura do Concurso Público nº 001/2021

O Regime Próprio de Previdência Social de Palmeira (RPPS) informa que iniciou processo de concurso público para a contratação, em regime estatutário, visando ao provimento de vagas em seu quadro de pessoal. Será ofertada uma vaga para o cargo de Contador (requer diploma de graduação em Ciências Contábeis e registro no CRC) e cadastro de reserva para os cargos de Procurador (requer diploma de graduação em Direito e registro na OAB); Assistente Social (requer diploma de graduação em Serviço Social e registro no CRESS) e Técnico Administrativo (ensino médio completo). Os salários variam de R$ 2.134,38 a R$ 5.044,97, com cargas horárias semanais de 40 horas (com exceção ao cargo de Procurador, o qual é de 20 horas semanais). O Edital de Abertura foi publicado no Diário Oficial, bem como está disponível no site da organizadora (https://www.fundacaofafipa.org.br) e no site do RPPS (disponível na aba "Concursos"). Para maiores informações, entre em contato telefônico no número 42 32