Pular para o conteúdo principal

Sobre o RPPS


O RPPS é uma autarquia previdenciária municipal, responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de Palmeira, através do gerenciamento dos recursos financeiros e da concessão dos benefícios previdenciários definidos pela legislação federal e municipal.

O RPPS foi criado para cumprir o que determina o artigo 40 da Constituição Federal que assegurava a todos os servidores em cargo efetivo um regime próprio de previdência.

Em Palmeira, a administração municipal, após implantar o Regime Estatutário através da Lei 1.700 de 20/03/1994, criou, através da Lei Municipal 1.701 de 28/03/1994 o Fundo de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Palmeira.

O então Fundo de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Palmeira, comumente chamado “FUNDÃO” foi substituído pelo REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RPPS, autarquia municipal de caráter contributivo e solidário, com autonomia administrativa, técnica e financeira, com personalidade jurídica de direito público, destinado, especificamente, aos programas de previdência em favor dos servidores públicos do Município de Palmeira, criado pela Lei Municipal 2.404 de 30/09/2005.

Tem como finalidade garantir aos seus beneficiários (servidores públicos efetivos da Prefeitura de Palmeira, Câmara Municipal e Autarquias) os meios imprescindíveis para sua manutenção em situações de incapacidade, idade avançada, tempo de contribuição, reclusão e morte.

A obrigação final do pagamento das aposentadorias e pensões é da administração municipal, a qual tem o RPPS como seu órgão executor, sendo que, na falta deste caberá à administração municipal assumir essa responsabilidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Site oficial do RPPS está novamente no ar; o presente blog em breve será desativado

O site oficial do Regime Próprio de Previdência Social de Palmeira/PR está de novamente no ar. Em rppspalmeira.com.br , você poderá consultar informações sobre como os recursos são gastos, quais as novidades e os serviços prestados pela Autarquia bem como entrar em contato diretamente com os servidores do quadro próprio. Na primeira guia, é possível acessar o Portal da Transparência, o serviço de HoleritesWeb, informações sobre as regras de aposentadorias e pensões, concursos, documentação sobre como estão investidos os recursos, entre outras. O presente blog (https://rppspalmeira.blogspot.com) será em breve desativado. Para maiores informações, os contatos estão no rodapé da página inicial.

Censo previdenciário 2022 será feito junto aos aposentados e pensionistas do RPPS

  O RPPS de Palmeira realizará, entre os dias 03/01/2022 a 28/02/2022, o censo previdenciário dos aposentados e pensionistas desta Autarquia. Tal procedimento, conforme Decretos nº 14.914 de 17/12/2021 e 14.976 de 28/12/2021, visa a atualizar os dados e informações dos segurados, de modo a garantir uma maior confiabilidade e precisão para fins de cálculos atuariais e outros estudos técnicos. Tal censo é obrigatório a todos os segurados, e será realizado de forma presencial, durante o horário de expediente, das 08h ao meio-dia, e das 13h às 17h. Para tanto, é necessário preencher o formulário com as informações solicitadas e entrega-lo na sede própria do RPPS, situado à rua Juvenal Marcondes Zanardini, nº 02, Centro, CEP 84130-000. Abaixo, segue um seção de perguntas e respostas mais frequentes. Caso surjam mais dúvidas, o e-mail para contato é rpps_palmeira@yahoo.com.br e o telefone (que também possui conta no WhatsApp) é (42) 32526798. Perguntas e respostas 1) Como posso obter o f...

Resultado das eleições

  Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Paraná o resultado final das eleições para os Conselhos Administrativo e Fiscal do RPPS de Palmeira/PR, no dia 18 de agosto de 2021, que contou com 362 eleitores. No Conselho Administrativo, estavam disponíveis 5 vagas para os servidores ativos, preenchidas pelos candidatos Cinthia Liberto (com 75 votos), Tarcísio Delfrate (71 votos), Francine Albuquerque Cruz (46 votos), Railson Vieira da Silva (39 votos) e Juliano Barauce de Oliveira (37 votos). Os demais votos foram destinados a Miriam do Carmo Prestes Crucheski (35 votos), a Michele Aparecida Batista (28 votos), a Ivonei Schuartz (15 votos) e a Daysi Baptista Pinheiro de Lima (11 votos). Brancos e nulos somaram 5 votos.  Ainda no Conselho Administrativo, a vaga para os servidores inativos foi preenchida por Simone Follador (151 votos). Evandro Pacheco dos Santos (90 votos), José Carlos Scheidt (60 votos) e José Luiz de Almeida Santos - Zé Paulista (41 votos) classificaram...